Todo mundo pode

Cuidados pós-parto

Posted on: julho 28, 2010

Olá, amigues! Dessa vez, meu sumiço teve um motivo mais do que justo: há um mês, dei a luz à minha pequena Alice =) Não há coisa mais mágica nessa vida do que ser mãe, sério. É incrível o amor incondicional que você sente imediatamente ao olhar para aquele ser tão pequeno e tão frágil que saiu de dentro da sua barriga. E não é porque é minha filha não, mas nunca vi nada mais lindo na vida! Um anjinho, uma lady que chora muito pouco – só quando sente fome ou está com a fralda suja. E é sensacional descobrir traços seus em outra pessoinha – o milagre da genética (embora ela pareça bem mais com o pai)!

Olha Alice aí! Linda e de All Star =)

Sentimentalismos maternais à parte, resolvi contar aqui como estou tentando não embarangar de vez depois do parto. Como foi cesárea, a recuperação da cirurgia dificulta algumas coisas, como fazer atividades físicas, que só estão liberadas após 30 dias. E acredite, a dor nos primeiros dias é tão insuportável que você só vai pensar em sobreviver para cuidar do seu rebento =P Até atos simples, como ir ao banheiro ou tomar banho, se tornam quase uma missão impossível. Nesse período inicial, abstraia seu estado e se concentre na recuperação, afinal, agora uma vida depende da sua. E curta seu baby, que não há delícia maior!

Maaaaaaas isso não é motivo para você se abandonar, mô bem! O tempo passa e a vida continua! Você ainda é um ser social, principalmente nessa fase, onde as visitas serão muitas. Não que você tenha que estar impecável estando toda arrebentada, inchada e morrendo de dor, porém um mínimo de dignidade não faz mal a ninguém, néam? Passada a fase crítica de dor – ou seja, mais ou menos uma semana após o parto – já dá para retomar, com jeitinho, os cuidado com a beleuza.

Deixa eu compartilhar algumas dicas fruto dessas semaninhas de experiência: em primeiro lugar, esqueça Gisele Bundchen e Claudia Leitte. Seu corpitxo NÃO vai voltar ao normal em um piscar de olhos! A não ser que você seja atleta, que praticasse muuuuuita atividade física desde sempre ou que seja uma abençoada dos céus com uma genética incrível, as formas reconchudas vão demorar a te abandonar. Estou com 72 kg, 12 a mais do que antes da gravidez! Nessas horas, já que as atividades físicas estão vetadas, há duas aliadas: a cinta modeladora e a alimentação.

A cinta modeladora é o que há na vida de quem passou por uma cesárea, pois além de comprimir e ajudar a barriga a voltar para o lugar, dá uma postura melhor e facilita na hora de andar e se movimentar. Como o corpo muda muito em pouco tempo, é bom comprar vários tamanho, para ir mudando à medida que você for desinchando. Eu passei da cinta GG para a P em três semanas!

Já a alimentação tem que ser melhorada por dois motivos: porque influi na amamentação (e toda mãe quer dar a melhor comida possível para seu filho, né?) e porque vai ajudar no emagrecimento. Segundo a pediatra Ângela Muniz (que cuida de Alice), é importante caprichar nas frutas, verduras e nos derivados do leite, e para seu baby não ter cólicas, esqueça café, chocolate, coca cola e tudo com cafeína, além de alimentos que dão gases, como feijão,  repolho e refrigerante. Para uma chocólatra convicta como eu está sendo um sufoco ficar sem meu docinho favorito, mas quando vejo minha linda filhinha sem dores, respiro fundo e penso que vale a pena! Acho até que vou aproveitar a temporada sem refri para me livrar de vez desse maldito!

Já que você não estará tão magra assim logo após o parto, provavelmente continuará usando,  assim como eu, as mesmas roupas que vestia quando estava grávida (só aboli a legging, peguei abuso por usar demais). Para a parte de cima, no entanto, tem um detalhe muito importante a ser levado em consideração, de hora em hora, você vai precisar botar os peitos para fora e dar de mamar. Eu cheguei a amamentar minha gulosa filhinha três vezes enquanto fazia feira =P Portanto, é bom usar blusas que facilitem o serviço: com botões, zíper, decotadas ou fáceis de abaixar, como as tomara-que-caia. Também é bom que não sejam muito justas ou transparentes, para não mostrar a cinta.

E já que sua comissão de frente se tornará de domínio público, vale investir em sutiãs de amamentações bonitinhos para não fazer feio por aí. Comprei uns bem legais por R$ 19,90 nas Lojas Americanas! Tops de ginástica também são legais, porque dão uma sustentação boa para as peitxolas. Importantíssimo: absorvente para seios é tudo! Ajuda a preservar a integridade de suas roupas, impedindo que elas fiquem encharcadas de leite. Se bem que às vezes nem o aborvente segura, viu? Vale até se precaver e andar com uma blusinha extra na bolsa.

Por último: pelo menos no primeiro mês, esqueça rituais de beleza demorados, como manicure, pedicure e depilação com cera. Afinal, seu bebê pode precisar de você a qualquer instante, e ninguém merece ter que correr para acudir o rebento com meia perna cabeluda ou com as unhas de apenas uma mão pintadas, né? Se puder, aproveite o banho para se cuidar – acredite, será um dos poucos momentos em que você poderá fazer isso. De resto, curtam a maravilha de ser mãe e sejam felizes!

E aí, gostaram das dicas? Pensei em compartilhar aqui minha saga para emagrecer, vocês querem? Mandem ver aí nos comments!

4 Respostas to "Cuidados pós-parto"

Que lindinha!! Ainda bem que é calminha e não assustou os pais de primeira viagem 😉 Parabéns!

Roberta, como esta sua barriga agora q ja passou mais 2 meses? Nossa, eu fiz cesarea faz 10 dias….tive 2 partos normais e minha barriga ficou igualzinha depois de alguns meses…agora no meu terceiro filho tive q fazer cesarea e to c uma barriga estranha, “espalhada”….to taao desanimada, acho q nao vai voltar…a sua ja melhorou?

Bel, a minha já melhorou bastante! Não tanto quanto poderia porque não tenho usado a cinta sempre, acho muito incômodo. E também dei uma boa engordada na gravidez. Mas tirando esses pormenores, até que estou bem, viu? Não foi feito Gisele Bundchen e Claudinha Leitte, mas devagar chego lá! E você também, relaxa! Ah, e parabéns pelo bebê 🙂

só amamentei minha filha durante um mes por ter pegado mastite …tive ela te parto cesaria comia uma comida normal mas com legumes e verduras pesava 42 quilos e engordei 21 quilos e em dois meses e meio voltei ao meu peso normal com o meu corpo de antes hoje minha filha tem sete meses … quando saiu na rua sem minha filha e falo que sou mãe ninguém acredita falam assim vc é mãe com esse corpo nem pareçe

Deixe um comentário

Todo mundo pode!

Um blog para mostrar que moda, beleza e feminices estão ao alcance de todas. Por Roberta Meireles

Twitter

